29.3.08

Abertura para o outro, para o novo


Peço licença à coletividade formada pelos professores, funcionários e alunos da Escola Guignard para manifestar publicamente a minha alegria com a notícia da candidatura de Benedikt Wiertz à diretoria dessa veneranda instituição, em afinado duo com Sebastião Miguel.

Por ser a Guignard sinônimo da árdua batalha que sucessivas gerações vêm travando, desde os anos de 1940, em prol da valorização do fazer artístico em Minas Gerais, tenho total clareza quanto à pertinência das propostas que esses dois brilhantes professores-artistas trazem para o futuro próximo dessa Escola.

Se em Sebastião Miguel é cabível destacar, em meio às suas muitas qualidades, o profundo conhecimento que detém sobre as peças da complexa trama de relações que estrutura o sistema de arte da cidade e do País, é mais que oportuno lembrar, aqui, como um trunfo para a Guignard e para Minas Gerais, a condição de "homem do mundo" (no sentido mais amplo do termo) que á do meu querido amigo e parceiro artístico Benedikt Wiertz.

Nascido em Bonn, Alemanha, nosso Bene, antes de se instalar em Belo Horizonte, viveu profundamente realidades estético-culturais como as da Espanha e as da Índia, o que reforçou uma característica que é, nele, tanto traço pessoal quanto identificação com o pensamento e a prática criativa de seu conterrâneo Joseph Beuys: a abertura dialógica para o outro. E para a novidade que tal encontro sempre propicia.

É certamente a essa vocação para o diálogo que se devem realizações extraordinárias da gestão de Benedikt no papel de coordenador de Extensão da Escola Guignard, como os projetos "Quinta Poética" e "Argonautas". Isso para citar apenas esses dois pequenos grandes exemplos de uma administração calcada na competência para promover, com recursos inacreditavelmente exígüos (leia-se: nulos, como no caso do "Quinta Poética"), novos e cada vez mais necessários tipos de aproximação entre os artistas, os estudantes e os professores de arte, com a cidade de permeio.

Finalizo felicitando a todos(as) que vivem o dia a dia da Guignard pela rara oportunidade de poderem conduzir à diretoria dessa Escola dois professores-artistas cuja pauta de propostas não poderia ser mais generosa, porque permanentemente aberta ao debate, e ousada.
Ricardo Aleixo 
(poeta, artista visual e músico, 
professor de Design Sonoro da Fumec)

Nenhum comentário: