20.5.11

Lançamento do livro "O silêncio tange o sino", de Mariana Botelho


Publicado no final de 2010 pela Ateliê Editorial, O silêncio tange o sino, livro de estreia da poeta Mariana Botelho, será finalmente lançado em Belo Horizonte, no próximo sábado, dia 21/5, às 11h, como parte da programação do evento ZIP (Zona de Invenç˜ao Poesia &) na Casa UNA.

Nascida em 1983 na cidade de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, Mariana Botelho escreve desde os 12 anos de idade. “Comecei nessa época a cultivar o hábito de escrever em agendas”, conta. Simultaneamente, iniciava-se na leitura de poetas como Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e Pablo Neruda.

A essas primeiras leituras se somariam, com o tempo, as de nomes como Eugenio Montale, Juan Gelman, Sophia de Mello Breyner, Emily Dickinson e outras, que a poeta define como “admirações”, e não como “influências”: “Nunca penso, enquanto escrevo, se tal poema é influenciado por este ou aquele poeta; apenas escrevo o que sinto”, diz Mariana Botelho, que aponta como uma das características de seu trabalho o hábito de não retrabalhar os poemas, escrevendo-os de uma só vez, depois de submetê-los a lenta maturação na memória.

Antes de serem publicados em livro, alguns dos poemas de Mariana Botelho foram testados em seu blog e em duas edições da revista Ciência & Cultura, editada pela Unicamp.

De mudança para Belo Horizonte com os filhos Pedro e Vítor, de 10 e 3 anos, respectivamente, Mariana não alimenta qualquer ilusão quanto a viver numa cidade grande (ela chegou a morar, por breves períodos, em Teófilo Otoni e em Poços de Caldas), no que diz respeito à sua literatura: “Vou continuar a fazer tudo do meu jeito, no meu tempo, sem nenhuma preocupação de participar da chamada vida literária”.

(foto de Daniel Protzner)

Serviço:

Lançamento do livro de estreia de Mariana Botelho, O silêncio tange o sino. (Ateliê Editorial, 80pp., R$ 34,00), dentro da programação do evento ZIP (Zona de Invenç˜ao Poesia &) na Casa UNA. Será servido um lanche típico do Vale do Jequitinhonha e a poeta fará um recital com poemas do livro.

Local e horário: Casa UNA – rua Aimorés, 1456, Lourdes.

Entrada franca.

Ouça, aqui, alguns poemas de Mariana Botelho, gravados especialmente para a mostra de audiopoemas da ZIP/Zona de Invenç˜ao Poesia &.


2 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Belo Horizonte ganha muito com a chegada da Mariana, que é uma poeta extraordinária e com grande potencial de comunicação com um público mais amplo.

Dora de Oliveira disse...

Feliz por encontrar uma mulher com um sorriso já poético que de si diz tudo. Há tão poucas divulgadas e ao mesmo tempo com tanta qualidade. Li o poema "Abstrato' e como é imediato, bom de se ver e gostoso de ler.
Parabens Belô pela vinda de tal menina lá do Vale.

Dora