4.5.11

Vocografias na ZIP

Quando alguém vem conversar comigo sobre “arte hoje”, antes de dizer palavra eu penso no que diria o Chico de Paula, meu companheiro na ZIP e em tanta coisa mais. A amizade com o Chico me enche de orgulho, porque se dá como a realização do encontro entre dois sujeitos tidos e havidos, na área artística, como brigões, intransigentes, radicais.

Sei que nossa aproximação pessoal, poética e política assusta uns e outros, por aqui. O que é uma pena, porque a nossa proposta comum passa exatamente pela abertura da escuta ao mais amplo espectro possível, envolvendo neste diálogo a muitas vozes em que se tornou a ZIP até mesmo aqueles que não são “brigões”, “intransigentes”, “radicais”.

Ontem à noite, na Casa UNA, tive mais um exemplo da grandeza da presença do Chico de Paula na cena artística brasileira. Por mais de uma hora e meia ele discorreu com encantadora mescla de lucidez e paixão sobre nada menos que a condição privilegiada de Minas Gerais na história do audiovisual no Brasil. Isso depois de nos apresentar uma “cosmologia” da imagem em movimento que revisita os hindus, os gregos, detendo-se em penetrantes comentários sobre o “primeiro cinema”, já no século XIX, o qual comparou com experiências recentes desenvolvidas em torno das poéticas visuais.

Depois de amanhã, quinta-feira, 5/05, às 19h30, será a minha vez de falar sobre as práticas vocais na poesia brasileira contemporânea. Dada a exiguidade do tempo, farei uma breve introdução ao “panaroma” internacional das poéticas da voz, passando imediatamente aos comentários sobre as peças vocais incluídas na mostra da ZIP (peças de Ricardo Domeneck – este, em colaboração com o duo Tetine –, Marcelo Sahea, Ricardo Corona, Sérgio Fantini, Mônica de Aquino, Mariana Botelho, Thais Guimarães e Bruno Brum, entre outros). Será um prazer ver vocês por lá. A Casa UNA fica no nº 1451 da rua Aimorés. Entrada franca. [Na foto acima, Bruno Brum confere, no Centro Cultural da UFMG, o resultado de suas "vocografias" - conceito de que falarei durante a minha exposição].

Um comentário:

chico de paula disse...

eita, olha o meu deslize, lendo só hoje...rs...ausente das infovias, retomei com prazer pra repetir pra vc o meu orgulho recíproco e feliz com a amizade bravia com que vc me brinda...