3.12.10

EM ALTO E BOM SOM, NOSSA RESISTÊNCIA ATIVA

CONVOCATÓRIA

O Centro de Referência Hip Hop Brasil, a Família de Rua e o Coletivo Nospegaefaz convidam militantes do hip hop, ativistas dos movimentos sociais e populares, artistas, representantes de organizações da sociedade civil e amigos a participarem do lançamento da campanha DESARME A VIOLÊNCIA EM VOCÊ, nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 20h, no Duelo de MC’s, em frente à Serraria Souza Pinto.

Esta ação presta solidariedade irrestrita ao rapper e arte-educador Hudson Carlos de Oliveira, o Ice Band, que foi covardemente agredido domingo passado, em crime de motivação racista e de intolerância, em frente ao monumento de homenagem a Zumbi dos Palmares, no bairro Santa Efigênia.

A partir de agora, todas as sextas-feiras um muro da cidade receberá a intervenção de um artista plástico de periferia, até que o processo judicial se encerre com a condenação dos culpados por este ato de barbárie que fere a dignidade humana e os direitos civis de todos os brasileiros. Em defesa da vida, da liberdade e da justiça, participe.

**********

Nota: Há muito acompanho a trajetória vitoriosa e exemplar de Hudson, colaborador da 6ª edição da revista RODA – Arte e cultura do Atlântico Negro. Ele e Janaina, sua mulher, são meus amigos. Quem quiser saber mais sobre esse triste episódio de visível conotação racista, recomendo a leitura das matérias publicadas pelos jornais O Tempo e Estado de Minas. Recomendo, ainda, e especialmente, a crônica da editora do caderno Magazine, de O Tempo, Silvana Mascagna, que, espero, ajudará os agressores de Hudson a entenderem que, ao contrário dos incontáveis negros anônimos linchados diariamente no Brasil, não raro com a conivência/participação de policiais e o silêncio da mídia, Hudson conta com MUITOS amigos dispostos a fazer barulho junto com ele, para que a justiça prevaleça. [Ricardo Aleixo]

2 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Seria importante tentar fazer esse caso repercutir além das Alterosas, Ricardo. Nossas elites tremem em ver a boa imagem da pacata terrinha afetada por esse tipo de notícia e a justiça pode ser um pouco menos lenta e vesga então.

Ice Band - Sobrevivente de Guerra disse...

Obrigada, amigo, por suas palavras. Toda colaboração será bem vinda. Temos que enfrentar e superar a cultura da chibata, para que casos de barbárie como este deixem de ser rotineiros. Hudson ainda está hospitalizado, depois de cirurgia para recuperar duas fraturas no maxilar, além da clavícula. Exigiremos com todas as nossas forças providência firme da Justiça.
Grande abraço,
Janaina