26.8.09

As orelhas humanas não têm aspecto muito agradável

Uma das atrações da 7ª Bienal do Mercosul: Grito e escuta, que acontece em Porto Alegre de 16 de outubro a 29 de novembro, será a Radiovisual, projeto que, entre outras funções, cumprirá a de levar ao público obras sonoras especialmente concebidas (por músicos, poetas, cientistas, artistas visuais etc.) em homenagem a John Cage e sua histórica 4’ 33”.

Convidado a participar por Lenora de Barros, cocuradora do projeto, compus uma “vocografia” que tem como título uma das frases do velho livro sobre acústica a partir do qual monto uma sessão de leitura aleatória – em que a única “regra” é fazer o olhar saltar de página em página, em busca de novas frases ou palavras, mas mantendo até o fim a inflexão vocal adotada no início: As orelhas humanas não têm aspecto muito agradável.  

Depois de gravar três versões em tons e velocidades diferentes, reprocessei-as no software Ableton Live – que passei a utilizar, primeiro, com o pensamento voltado para as performances –, com o fim de destacar determinados eventos sônicos que, de outra forma, passariam despercebidos.

Preparo, agora, uma versão da peça que pretendo executar em Maceió, no dia 19 de setembro. Nela, os 3 minutos da versão “original” (como falar em origem, hoje, sem abrir aspas, meu Santo Estefânio?!) são picotados em fragmentos de duração variável e disparados em modo randômico de um cd-player, para que estabeleçam um contraponto desafiador ao novo sortimento de frases nonsense que seguramente advirá de minha (a)le(a)itura.

6 comentários:

vdemichelis disse...

aha! agora estou te seguindo via rss feed. estarei informada de todos os seus passos! rs
acabou q nunca vi essa performance das imagens incriveis, muito menos ouvi do que se tratava.
não sei como consigo ser tão relapsa e tão admiradora ao mesmo tempo!

Gustavo disse...

oi Ricardo,

descobri seu blog!
apareça no meu para um café com prosa...
com admiração,

Gustavo

Anônimo disse...

Pois, tenho que ler Trivio.Faz parte da bibliografia de leituras para a seleção de mestrado,na USP.

abs,

R.

Ricardo Aleixo disse...

Ei, Vanessa! Aparecer, ao vivo e cores (e sons), que é bom, nada, né? Um beijo. Gustavo, salve! Abraço. "Anônimo R.": tem que ler o Trívio? Tomara que a experiência não lhe deixe traumas. Abraço.

Ricardo Aleixo disse...

Ei, Vanessa! Aparecer, ao vivo e cores (e sons), que é bom, nada, né? Um beijo. Gustavo, salve! Abraço. "Anônimo R.": tem que ler o Trívio? Tomara que a experiência não lhe deixe traumas. Abraço.

Giovani Iemini disse...

eu gosto de orelhas... eu mesmo sou um oreia...