24.5.09

Iris, minha mãe


Na véspera do meu embarque para São Paulo, na quinta-feira passada, fui me despedir de Iris, minha mãe. Deitada no sofá da sala, ela conversou comigo e com Sandra como se fizéssemos parte do mundo de sonhos conturbados em que mergulhara nos últimos três anos: respondeu fracamente nossas perguntas, fez um que outro comentário, quis saber das meninas, mas não se deu ao trabalho de abrir os olhos.

Saí da visita, apesar disso, sem sequer intuir que jamais voltaria a vê-la com vida. No sábado, descansando da viagem, lembrei dela e chorei de saudade – toda a saudade que se pode sentir de alguém que está sem estar totalmente, e que a cada dia estará mais e mais ausente. Um infarto fulminante a levou hoje, às 5 da tarde, aos 91 anos, completados no dia 27 de abril.
Amanhã, às 16h, no cemitério Bosque da Esperança, celebraremos sua chegada ao lugar onde, nesta hora, já estará de novo ralhando com Américo por qualquer “dê-cá-aquela-palha”, como ele dizia. ´

11 comentários:

Benjamin Abras disse...

A lágrima salga o calunga de dentro,o mar sagrado concebe em seu seio todos que nos deitaram nos peitos...lá,Sá Firmina, minha avô, mandigueira que nem ela só,abraça mais alguém,uma mãe de um que já é pai de uma estrela que brilha na terra.( Nosso caminho é continuação da semente boa de cada pai e mãe que foi orgulhosamente pai e mãe,Dona Iris! Obrigado pelo Ric!Esse menino bacana,traz na íris a sua estrela com certeza...bom nascimento! )

Milton De Biasi disse...

Ricardo,Ricardo...
Meu carinho sem mais...
Abracei-te aqui.

paulo de toledo disse...

rique, meus pêsames e um grande abraço em toda a família.
força, mano!

Anônimo disse...

derrete o que verte
em lágrima clara
a borda do olho
é a barca na água

centelha lavada
espelho da alma
o peito valente
não vale mais nada

viaja a memória
no olho que chora
o orvalho da folha
viver não demora

bjs,
Rita Brant

Renato Negrão disse...

sol se põe
tarde cai
vó se vai



rique, guarde meus sentimentos à você e toda a sua bonita família.


forte abraço do renato negrão

Cândido Rolim disse...

ricardo, amigo. receba meus pêsames. força para toda a família.
abração
Cândido.

Josefa disse...

Ricardo, meus pêsames e saiba que mesmo sem conhecer sua mãe, sempre a admirei através de você.Que Deus dê forças a vc e toda a sua família neste momento de grande dor.

letícia disse...

ô, ricardo! um abraço!

João Rasteiro disse...

Ricardo, um grande abraço salgado (do mar e da amizade)aqui de Coimbra.
D. Iris e Seu Américo sobre as nuvens te sorriem a pele.
Até,

joão rasteiro

Ricardo Aleixo disse...

Amig@s, em nome da minha família, agradeço as manifestações de carinho e desejo a tod@s uma vida tão longa e produtiva quanto a da inesquecível Iris. Paz!

.geo disse...

meu poet'amigo,
fico agora a saber. sem o que dizer, deixo o meu sentimento na vontade de em breve lhe dar um forte abraço.
George