21.1.08

No mês que vem, em São Paulo

POESIA PLURAL: LINHAS DE FORÇA DA POESIA CONTEMPORÂNEA



A diversidade certamente é a grande marca da poesia brasileira contemporânea. O Ciclo Poesia Plural apresenta cinco tendências gerais da poesia praticada hoje no Brasil, sem pretensão de esgotar as vertentes, e principalmente evitando qualquer classificação prematura. Foram convidados cinco poetas representativos destas linhas de força para apresentar aspectos da sua obra e de outros poetas que os próprios convidados consideram próximos ao seu trabalho, por meio de micro-cursos seguidos de uma apresentação pública do seu trabalho e de alguns destes companheiros.



Donizete Galvão : A Poesia ao Rés da Rua

A poesia que se instala ao rés da rua, na concretude do cotidiano . Busca as "evidências pedestres". Poesia que fala do que é "finito e matéria". Trata do embate dos poetas com a cidade, sua arquitetura, os subúrbios, os resíduos, o ruído urbano, as ruínas. O curso abordará poemas de André Luiz Pinto, Fabio Weintraub, Paulo Ferraz, Ruy Proença, Sérgio Alcides e Tarso de Melo. O que acham, o que perdem, o que recusam nas suas andanças.



De 21 a 23 de janeiro, das 19 às 21h, curso

Dia 24 de janeiro, às 19h, recital.



Virna Teixeira: Condensar o Poema

Erroneamente compreendida no Brasil, a poesia concisa, de versos curtos, tem sido utilizada por séculos. O objetivo deste curso é apresentar e discutir poetas que exploraram esta forma, tais como Orides Fontela, Lorine Niedecker, Alejandra Pizarnik, Paulo Leminski, Giuseppe Ungaretti, Safo, William Carlos Williams, Emily Dickinson, entre outros, e que incorporaram recursos diversos como a métrica, o humor, a música, a filosofia e estéticas variadas na sua técnica de escrita.



De 28 a 30 de janeiro, das 19 às 21h, curso

Dia 31 de janeiro, às 19h, recital



Claudio Daniel: Barroco, Neobarroco, Transbarroco

O neobarroco é uma tendência estética que dá ênfase à invenção verbal e à mescla de elementos de diferentes repertórios e culturas (da herança africana e indígena a influências orientais e da poesia de vanguarda). O curso pretende mostrar aspectos teóricos e os procedimentos estilísticos mais freqüentes desta tendência, que tem representantes como Haroldo de Campos, Wilson Bueno, Paulo Leminski, Horácio Costa e Josely Vianna Baptista.



De 11 a 13 de fevereiro, das 19 às 21h, curso

Dia 14 de fevereiro, às 19h, recital



Ricardo Aleixo: Poéticas da Mestiçagem

O curso trabalha, em oposição à idéia um tanto "neutra" de hibridismo, o conceito de mestiçagem sígnica - com seu quê de "impureza" -, que se entremostra nas obras dos poetas selecionados: André Vallias, Lenora de Barros, Manoel Ricardo de Lima, Delmo Montenegro, Edimilson de Almeida Pereira. Serão abordados os principais trabalhos dos poetas citados que permitam relacioná-los a outros que atuam, presentemente, no Brasil.



De 18 a 20 de fevereiro, das 19 às 21h - curso

Dia 21 de fevereiro, às 19h, performance Nem uma única linha só minha



Ademir Assunção: Poesia na Idade Mídia

Parte da poesia brasileira contemporânea assume influências explícitas não só da cultura literária, mas também da música popular, do cinema, dos quadrinhos e do ambiente eletrônico. Ao mesmo tempo reage criticamente à crescente diluição imposta pelos meios tradicionais de comunicação de massas. É neste horizonte que se situa o curso, com foco na obra de poetas como Torquato Neto, Paulo Leminski, Roberto Piva, Sebastião Nunes, Rodrigo Garcia Lopes e Douglas Diegues, entre outros.



De 25 a 27 de fevereiro, das 19 às 21h, curso

Dia 28 de fevereiro, às 19h, espetáculo Rebelião na Zona Fantasma



Endereço: rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros - SP

Tel.: (11) 3082-5023

2 comentários:

Ice Band - Sobrevivente de Guerra disse...

Ei Ricardo, quando é que a gente poderá se inscrever para seu curso, aqui em BH?

Priscila Lopes disse...

Chego a sentir as lágrimas trepidarem no olhar quando vejo iniciativas como esta ainda fora do meu alcance. Aqui em Floripa o movimento é devagar quase-quase paraaaaa..ndo.

Apareça no Cinco Espinhos, Ricardo, conheça a nossa proposta. Temos também o Garimpo Literário (link lá no blog). Ambos simpatizantes da "nova geração" poetica (estende-se também no plural).

Abraços!