22.6.09

METAMORFOSE


A moça da foto é a Franciane de Paula, bailarina e coreógrafa, que conheci graças ao meu amigo e parceiro Gil Amancio. Ela é de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, e veio para Belo Horizonte para dançar na Cia Será Quê?. Tão logo concretizou-se a hipótese de realizar uma performance intermídia (poesia + música eletroacústica + ruidagem + vídeo + dança) com o excelente material produzido pelas turmas de Design Sonoro da Fumec a partir do poema Metamorfose, de Paulo Leminski, resolvi convidar a Franciane para dar o ar de sua graça.

A base para a construção da performance foi o poema homônimo de Paulo Leminski, que cada um das duas turmas sonorizou e editou como quis, depois de criar sua própria partitura. Depois, conversas com o Daniel Reis - meu colega na faculdade, grande revelação como sound designer - e com a Flávia Pinheiro, monitora das turmas - além da colaboração de amigos bons como Chico de Paula, Eduardo Jorge, Tatu Guerra e Samuel Mendes -, ajudaram a ampliar as pespectivas do projeto, que conta com total apoio do coordenador do curso de Design Gráfico, Guilherme Guazzi, ao qual a disciplina Design Sonoro está ligada institucionalmente.

Como 2009 é marcado pela passagem dos 20 anos da morte do Tio Lema (em 7 de junho) e dos 65 que ele completaria no dia 24 de agosto, foi só fazer o link – coisa mais que fácil de fazer, devido à alta qualidade da maioria das peças compostas pela moçada - e, como se diz no futebol, "correr pro abraço". Quem quiser conferir, a Fumec fica na rua Cobre, 200. A performance acontecerá na Sala Multimeios 1, no segundo andar. Entrada risonha e franca. Aguardem novas informações.

Em tempo: segue um beijo carinhoso para a querida Alice Ruiz, que nos deu carta branca para metamorfosear à vontade.

Um comentário:

Carol Lara/nota bemol clara disse...

O acaso sempre me pegando de jeito. só agora vi sua última postagem. Que coisa, agora entendi porque meu email pareceu provocação. beijo